segunda-feira, 15 de abril de 2013

Filme: O Caminho das Nuvens 
Links do Trailer: 
http://globotv.globo.com/globocom/cinema/v/o-caminho-das-nuvens/1625212/



Resumo:
O filme O Caminho das Nuvens é baseado em histórias reais. Onde, Romão, pai de família, tem um sonho que é um emprego que lhe pague mil reais por mês. Antônio, o filho mais velho, não tem uma convivência muito boa com o pai pois ele sempre faz besteira. A família vai em busca de melhores condições de vida mas acaba tento dificuldades, fome, calor, moradia e etc...

Relação do filme com a aula:
No filme todos da família são migrantes, fazem parte do exodo rural, o pai é desempregado e fez trabalho ilegal, enfrentam fome, sede, calor, falta de moradia e é tudo isso que nós estamos estudando.

                                              A POPULAÇÃO

Expectativa de vida: 
 Conforme os dados do IBGE, divulgados na Tábua de Mortalidade da população do Brasil para 2011, o aumento, na última década, foi maior para os homens do que para as mulheres. Enquanto os homens tiveram aumento na esperança de vida de 3,8 anos, a das mulheres ficou em 3,4 anos no período. O acréscimo na esperança da vida dos homens é de 5 meses e 23 dias a mais do que para a população feminina.
Mesmo assim a expectativa de vida das mulheres é superior a dos homens. Em 2011, um recém-nascido homem tinha como expectativa de vida 70,6 anos. A esperança de vida de uma mulher, naquele ano, era de 77,7 anos, diz o IBGE.

Taxa de fecundidade:
A taxa de fecundidade – número médio de filhos que uma mulher teria dentro do seu período fértil – das brasileiras caiu entre 2000 e 2010, principalmente nos grupos etários mais jovens, segundo dados do Censo Demográfico de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o levantamento, as mulheres com maior grau de instrução e renda também têm menos filhos. A queda da fecundidade ocorreu em todas as faixas etárias. Houve, no entanto, uma mudança na tendência de concentração da fecundidade entre jovens de 15 a 24 anos, observada nos censos de 1991 e 2000. As mulheres, de acordo com dados de 2010, estão tendo filhos com idades um pouco mais avançadas.


Densidade Demográfica: 


FONTE: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/11/brasileiro-nasce-com-esperanca-de-vida-de-74-anos-e-29-dias-diz-ibge.html e http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/taxa-de-fecundidade-e-menor-entre-mais-jovens-e-instruidas-diz-ibge.html

 Gráficos de Distribuição Da População Por Cor e Custo Por Filho: 



                                     Miscigenação





Miscigenação é o cruzamento de raças humanas (etnias) diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças (etnias) diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes. Na história do Brasil, a ocorrência da mestiçagem é bastante pronunciada. Esse fato gerou uma identidade nacional singular e um povo marcadamente mestiço na aparência e na cultura.

FONTE: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao