terça-feira, 20 de agosto de 2013


ROTEIRO TURÍSTICO:

 1° dia: Alagoas - 
 - Visitar as 17 lagoas de Alagoas
 - Visitar Arapiraca 

2° dia: Sergipe - 
 - Passeio de barco em Cânion do Xingó (Rio São Francisco) 
 - Badalar na Orla de Atalaia
 
3° dia: Bahia - 
 - Ilhéus
 - Porto Seguro 

4° dia:  Piauí - 
 - Delta da Parnaíba 
 - Praia da Pedra do Sal


Fatores de valorização imobiliária:

- Praias
- Localização
- Meios de Transporte
- Perto ou não de centro urbanos
- Perto de ambientes naturais

sexta-feira, 12 de julho de 2013

              Auto Segregação e Segregação Imposta
Segregação Imposta:

 É quando a pessoa não tem escolha, pois não tem uma condição de vida boa (Condições financeiras)  exemplo: Favela Da Rocinha 


Auto-Segregação:


Um exemplo bem interessante são os condomínios ''mini-cidades'', a auto-segregação é quando a pessoa se isola buscando segurança. (boa condição financeira)

Fonte: Google Maps

terça-feira, 4 de junho de 2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Filme: O Caminho das Nuvens 
Links do Trailer: 
http://globotv.globo.com/globocom/cinema/v/o-caminho-das-nuvens/1625212/



Resumo:
O filme O Caminho das Nuvens é baseado em histórias reais. Onde, Romão, pai de família, tem um sonho que é um emprego que lhe pague mil reais por mês. Antônio, o filho mais velho, não tem uma convivência muito boa com o pai pois ele sempre faz besteira. A família vai em busca de melhores condições de vida mas acaba tento dificuldades, fome, calor, moradia e etc...

Relação do filme com a aula:
No filme todos da família são migrantes, fazem parte do exodo rural, o pai é desempregado e fez trabalho ilegal, enfrentam fome, sede, calor, falta de moradia e é tudo isso que nós estamos estudando.

                                              A POPULAÇÃO

Expectativa de vida: 
 Conforme os dados do IBGE, divulgados na Tábua de Mortalidade da população do Brasil para 2011, o aumento, na última década, foi maior para os homens do que para as mulheres. Enquanto os homens tiveram aumento na esperança de vida de 3,8 anos, a das mulheres ficou em 3,4 anos no período. O acréscimo na esperança da vida dos homens é de 5 meses e 23 dias a mais do que para a população feminina.
Mesmo assim a expectativa de vida das mulheres é superior a dos homens. Em 2011, um recém-nascido homem tinha como expectativa de vida 70,6 anos. A esperança de vida de uma mulher, naquele ano, era de 77,7 anos, diz o IBGE.

Taxa de fecundidade:
A taxa de fecundidade – número médio de filhos que uma mulher teria dentro do seu período fértil – das brasileiras caiu entre 2000 e 2010, principalmente nos grupos etários mais jovens, segundo dados do Censo Demográfico de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o levantamento, as mulheres com maior grau de instrução e renda também têm menos filhos. A queda da fecundidade ocorreu em todas as faixas etárias. Houve, no entanto, uma mudança na tendência de concentração da fecundidade entre jovens de 15 a 24 anos, observada nos censos de 1991 e 2000. As mulheres, de acordo com dados de 2010, estão tendo filhos com idades um pouco mais avançadas.


Densidade Demográfica: 


FONTE: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/11/brasileiro-nasce-com-esperanca-de-vida-de-74-anos-e-29-dias-diz-ibge.html e http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/taxa-de-fecundidade-e-menor-entre-mais-jovens-e-instruidas-diz-ibge.html

 Gráficos de Distribuição Da População Por Cor e Custo Por Filho: 



                                     Miscigenação





Miscigenação é o cruzamento de raças humanas (etnias) diferentes. Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Mestiço é o indivíduo nascido de pais de raças (etnias) diferentes, ou seja, apresentam constituições genéticas diferentes. Na história do Brasil, a ocorrência da mestiçagem é bastante pronunciada. Esse fato gerou uma identidade nacional singular e um povo marcadamente mestiço na aparência e na cultura.

FONTE: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/os-povos-no-brasil-miscigenacao

terça-feira, 26 de março de 2013


                                              
                                                    COMPLEXOS REGIONAIS
                                         
            -
                                                       
                                                REGIÕES ADMINISTRATIVAS
                                                
-As regiões administrativas são divididas em cinco partes e a primeiro mapa é dividido em três  partes.
- Os complexos regionais não respeitam os limites de cada estado, já as regiões administrativas sim, respeitam .
- As regiões Administrativas são separadas pelo critério de características naturais, localização e históricas, já os complexos regionais são divididos quanto a sua característica econômica.

FONTE: http://geografando2013.blogspot.com.br/
              http://julyblogger13geo.blogspot.com.br/2013/03/regioes-administrativas-e-complexos.html
                                                        

sexta-feira, 8 de março de 2013

Situação do Índio no Brasil

                                 Situação do Índio no Brasil    

                                 

   

    De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira. Este dado considera apenas aqueles que vivem em aldeias. Há, contudo, estimativas de que existam 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas.

    A população indígena no País vem aumentando de forma contínua, a uma taxa de crescimento de 3,5% ao ano. Esse número tende a crescer devido à continuidade dos esforços de proteção dos índios brasileiros, queda dos índices de mortalidade, em razão da melhora na prestação de serviços de saúde, e de taxas de natalidade superiores à média nacional. Existem cerca de 53 grupos ainda não contatados, além daqueles que esperam reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista FUNAI.

    Cerca de 60% dos índios do Brasil vive na região designada como Amazônia Legal, mas registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todas as Unidades da Federação. Somente nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e no Distrito Federal não registra-se a presença de grupos indígenas.

    De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional”; os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as condições de sua vida nativa, “mas aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional”; e os integrados, ou seja, os nativos incorporados à comunhão social e “reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições características da sua cultura”. Segundo a legislação brasileira, o nativoadquire a plena capacidade civil quando estiver razoavelmente integrado à sociedade. Para que tal aconteça, é necessário que tenha boa compreensão dos usos e costumes da comunhão nacional, conheça a língua portuguesa e tenha a idade mínima de vinte e um anos.

FONTES:http://www.alunosonline.com.br/geografia/situacao-indigenas-brasil.html 
 http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/a-situacao-atual-dos-indios-do-brasil